4 passos iniciais para aprender inglês para negócios

Você tem apenas 10 minutos por dia para dominar o inglês? Clique aqui para aprender inglês para negócios em apenas 10 minutos diários! 😎

Neste artigo você vai entender quais são os 4 passos iniciais para aprender inglês para negócios.

Na verdade, os 4 passos iniciais para aprender inglês para negócios que vou te ensinar servem para que você possa aprender qualquer coisa na sua vida. Então, aproveite!

Para que você possa entrar em uma reunião de negócios falando inglês, seja ela com seu chefe, seus colegas ou com clientes, você precisa entender que aprender inglês para negócios exige esforço.

Antes de mais nada, entenda que métodos mágicos de aprendizado não passam de marketing; o aprendizado exige que você se esforce.

Aliás, me diga o quê, na vida, não exige esforço? Manter amizades, exige esforço, você precisa ligar, mandar mensagem, se mostrar presente, encontrar com as pessoas; assim como o casamento! Haja esforço! Se as duas partes não fizerem um tremendo esforço, o casal acaba se separando; da mesma forma, ficar bonitão/bonitona na foto exige o maior esforço! Tem que malhar, tem que arrumar o cabelo, tem que cuidar da barba, da pele, tem que evitar doce e massa, haja paciência… Em suma, por que você pensaria que aprender inglês para negócios vem por osmose???

Qualquer pessoa pode aprender uma outra língua

Bom, olha só, a boa notícia é que absolutamente qualquer pessoa consegue aprender inglês para negócios e usá-lo no trabalho.

Para que você consiga falar inglês em uma reunião, você precisa passar por um processo; eu vou te ajudar a passar por ele. Mas, sem o seu esforço pessoal, não há resultado! Agora, tendo comprometimento, qualquer pessoa consegue dominar o inglês, se comunicar, se fazer entender e até mesmo discutir sobre assuntos mais complexos, tudo em inglês!

Mas, quando menciono a palavra “esforço”, não se trata de algo grandioso. Você não precisa cancelar as suas férias de julho, nem deixar de frequentar restaurantes e bares para aprender inglês. As pessoas acham que é preciso renunciar a algo para conseguirem se dedicar a algum estudo. No caso das línguas estrangeiras, o mais importante é a prática constante, ainda que sejam apenas 10 minutos diários. Se você tiver tempo, ótimo, dedique o seu tempo ao aprendizado da língua. Mas, se você não tiver muito tempo, dedique 10 minutos do seu dia ao treino.

O que fazer para aprender inglês? Veja abaixo os 4 passos iniciais para aprender inglês para negócios

Ao ler este artigo, você já demonstra interesse em aprender a língua e usá-la no ambiente corporativo, no trabalho, na escola ou em reuniões externas.

Antes de mais nada, o passo inicial, aquele que demanda uma primeira ação para sair da inércia, você já deu! Então vamos ver quais são os 4 passos iniciais para aprender inglês para negócios:

1 – Entender primeiro para aprender depois

A primeira coisa a fazer é compreender o que está sendo dito.

Você diria: “Thais, isso é óbvio!”. Mas, você acredita que apenas 8% da população brasileira tem plenas condições de entender o que lê? Se você consegue entender tudo o que lê, parabéns, você faz parte de um seleto grupo de brasileiros! Esse foi o impressionante resultado de uma pesquisa feita pelo IPM (Instituto Paulo Montenegro) e pela ONG Ação Educativa, com pessoas entre 15 e 64 anos de idade – veja mais em https://educacao.uol.com.br/noticias/2016/02/29/no-brasil-apenas-8-escapam-do-analfabetismo-funcional.htm?cmpid=copiaecola.

A maioria da população brasileira tem um entendimento rudimentar, elementar ou intermediário daquilo que lê.

Então, a primeira coisa a fazer é verificar se você realmente entendeu o que está sendo dito.    

2 – Praticar repetidamente as expressões e palavras aprendidas

Legal, passada a primeira etapa, vem a segunda: pratique a língua! Não tem jeito de ser diferente! Encare a realidade e trate de soltar o seu inglês.

Esse processo é fundamental, porque você somente irá conseguir memorizar se você praticar a língua. Leia 10, 20, 50 vezes a mesma frase e depois fale-a em voz alta. Repita na frente do espelho, se necessário, para você se habituar a falar em frente a outras pessoas.

Pequenos esforços diários – de 5 a 10 minutos apenas!!

Deixa eu vou te contar a minha forma de aprendizado.

Eu tenho uma maneira muito simples de memorizar e praticar. Em primeiro lugar, eu escolho 10 palavras que preciso aprender; leio essas 10 palavras 10 vezes.

Em segundo lugar, vou para um lugar tranquilo e repito. Se eu errar uma palavra, eu tenho que recomeçar do início. É como se fosse um jogo. Ou seja, se eu erro a quinta palavra, tenho que começar tudo de novo. O meu incentivo é não errar, entendeu?

E assim vou até conseguir repetir tudo sem errar. Faço isso no primeiro dia. No dia seguinte, dedico de 5 a 10 minutos (no máximo) do dia para repassar as 10 palavras e continuo com o mesmo método (se errar uma, volto ao início).

Deixo passar um dia, sem repetir as palavras e volto a fazer o mesmo procedimento no dia posterior. Dedico, no máximo, 10 minutos do dia para aquelas palavras. Na verdade, com a repetição, você vai perceber que consegue praticar tudo em apenas 5 minutos.

Incrível como esses 10 minutos diários podem transformar a sua vida, fazendo com que, aos poucos, você aprenda cada vez mais. Faça isso até sentir segurança e que você domina as palavras.

Você não precisar passar mais que 10 minutos, se muito, do seu dia fazendo esse treinamento!

3 – Explicar para outras pessoas o que você aprendeu

Você encerra o ciclo quando consegue explicar para outra pessoa o que você entendeu. Dando aula, aprende-se muito! Se você atinge essa fase é porque realmente aprendeu!

Você pode também forçar o seu aprendizado, forçando-se a explicar o tema a alguém.

Sem dúvida, falar em voz alta é muito diferente de refletir em voz baixa. Por isso, lembre-se de tentar falar as 10 palavras que você selecionou em voz alta, explicando o significado de cada uma dela; com toda a certeza, você vai ver como a dificuldade surge nesse momento. Isso é muito natural, pois é exatamente esse o caminho a trilhar para se ter acesso ao conhecimento.

4 – Gerar novos conhecimentos sobre o que aprendizado que você adquiriu

Esta quarta fase é um “plus”. Ou seja, se você conseguir chegar até a terceira fase, o seu conhecimento de inglês já estará solidificado.

Mas, se você der um passo adiante e chegar ao ponto de conseguir inovar e criar novos conhecimentos através do que aprendeu, o seu nível de proficiência em inglês terá atingido o nível máximo.

Agora que você já sabe quais são os 4 passos iniciais para aprender inglês para negócios, veja como usar o inglês durante a reunião

Muito bem, agora vamos à parte prática. Use os 4 passos iniciais para aprender inglês para negócios como um procedimento de aprendizado das frases abaixo.

Eu selecionei 10 frases simples, mas muito úteis, extremamente usadas em reuniões de negócios. São frases que ouvi durante 15 anos de experiência e, por isso, sempre as uso nas negociações internacionais em inglês.

Não se preocupe, são frases que podem ser usadas em uma reunião em inglês simples ou complexa, em uma conversa com um colega de trabalho estrangeiro, em eventos ou qualquer outra situação profissional. Se a ocasião demandar o uso do inglês, você terá a chance de usar essas frases.

A sua tarefa será ler cada frase e entender o seu significado. Assim sendo, pegue lápis e papel e copie as 10 frases, leia-as em voz alta e separe 10 minutos do seu dia para memorizá-las. Siga o procedimento que expliquei acima.

Então, vamos aprender inglês para negócios:

1 – Hello, let me introduce myself, my name is…

Tradução: Olá, deixe-me apresentar-me, o meu nome é…

2 – In my opinion…

Tradução: Em minha opinião…

3 – Can I make a suggestion?

Tradução: Eu posso fazer uma sugestão?

4 – If I understood you correctly, you are saying that….

Tradução: Se eu entendi direito, você está dizendo que…

5 – I´m sorry, this is not acceptable to our company.

Tradução: Desculpe-me, mas isso não é aceitável em nossa empresa

6 – What do you think about….

Tradução: O que você acha de…

7 – I will have to check it internally.

Tradução: Eu terei que verificar isso internamente.

8 – I need to know if this is your final proposal.

Tradução: Eu preciso saber se essa é a sua proposta final.

9 – When can we meet again?

Tradução: Quando poderemos nos encontrar de novo?

10 – We have made a lot of progress today.

Tradução: Nós progredimos muito hoje.

Essas frases foram escolhidas a dedo para você! Por isso, memorize-as, você verá que elas são frases-curinga, podendo ser usadas em inúmeras situações de trabalho.

Perceba que elas são muito simples, que não demandam um grande conhecimento anterior da língua inglesa. De tal sorte que, se você tiver um conhecimento básico de inglês, já conseguirá utilizá-las em seu meio profissional. Você verá que é fácil aprender inglês para negócios!

Há um ditado chinês que diz que “Toda torre grande começa do chão”. Seja como for, eu sempre me lembro desse ditado; tudo tem um início, um ponto de partida. É muito encorajador lembrar desse ditado 😊

Aplique a técnica dos 10 minutos diários explicada nos 4 passos iniciais para aprender inglês para negócios

Aplique a técnica para saber como responder a um feedback em inglês. Se você não leu o artigo Feedback: como responder a um feedback em inglês, não perca tempo!

Para negar algo mantendo a elegância, veja o artigo Como falar NÃO em inglês.

Agora, se você cansou de usar frases básicas e quer aprimorar um pouco mais o seu vocabulário, leia 30 palavras em inglês que você deveria usar no lugar de VERY.

O inglês profissional nada mais é que um aprimoramento do idioma, com foco no inglês para negócios. Ou seja, ao aprender inglês, você certamente estudou a gramática, as técnicas de pronúncia, a leitura e a escrita do idioma.

Ao aperfeiçoar e aprender inglês para negócios, você se capacitará para várias situações do mundo do trabalho, que pode ser uma reunião, um evento, uma conferência ou uma conversa com clientes. Enfim, abre-se um leque de oportunidades a mais, para que você use o inglês de outras formas, que não somente para o turismo.

Dessa forma, você perceberá que o inglês usado no trabalho contém expressões próprias e termos específicos que, normalmente, não são usados na prática do inglês comum, do dia a dia.

No blog inglesonlineparanegocios, você começará, passo a passo e com muita prática, a aprender inglês para negócios. Por consequência, sem dúvida, você verá como o mundo irá se abrir a partir do momento em que você dominar a língua, conseguir se expressar e até mesmo contrariar pontos de vista em inglês!  

Siga o procedimento comentado neste artigo e depois me conte o resultado!! Escreva um comentário para me contar a sua experiência em dedicar um pequeno pedaço do seu dia ao aprendizado do inglês profissional.

Um bom trabalho para você!

Se você gostou do artigo, compartilhe :-)

Deixe uma resposta